Mobirise

REGULAMENTO INTERNO

A pontualidade faz parte do processo educacional e é de responsabilidade dos alunos e de seus familiares.


> MANHÃ: o portão será aberto às 7h15min e fechado às 7h30min > TARDE: Entrada – o portão será aberto às 12:40 e fechado às 13h. // Saída - às 17h


O aluno do turno da manhã que eventualmente chegar atrasado só entrará na segunda aula. Tanto os alunos do turno da manhã como os da tarde que chegarem fora do horário, deverão apresentar justificativa do responsável para o motivo do atraso.


Não há intervalo entre uma aula e outra, portanto, deve-se aguardar o professor dentro da sala de aula. Saídas antecipadas: o aluno que necessitar sair antes do término das aulas deverá apresentar o pedido por escrito, na agenda escolar, devidamente assinado pelo responsável. Para a segurança dos alunos, a escola não libera o aluno com pedido, dos pais e/ou responsáveis, pelo telefone.


Os responsáveis pela criança devem entregar e receber seus filhos no portão da escola das mãos do profissional responsável pela entrada e saída dos alunos.

O UNIFORME É DE USO OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS ALUNOS!


UNIFORME DO DIA-A-DIA


1) PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O 5º ANO > Conjunto de calça e agasalho de moletom ou elancana cor cinza com o emblema da escola bordado; > Calça de microfibra ou bermuda de microfibra na cor cinza com o emblema da escola bordado; > Calça Legging na cor cinza com o emblema da escola bordado; > Saia com short de elanca na cor cinza com o emblema da escola bordado; > Camisa de cinza mescla, meia manga, manga comprida ou sem manga com emblema da escola bordado; > Calçado: tênis preto, cinza ou branco. Só é permitido o uso de sandália que fique bem firme no pé da criança.


2) PARA OS ALUNOS DO 6º AO 9º ANO 


> Agasalho de moletom na cor cinza com o emblema da escola bordado; > Calça Legging na cor cinza com o emblema da escola bordado; > Calça de microfibra ou bermuda de microfibra na cor cinza com o emblema da escola bordado; > Camisa de cinza mescla, meia manga, manga comprida ou sem manga com emblema da escola bordado; > Calçado: tênis preto, cinza ou branco. OBSERVAÇÕES: > no dia da aula de Educação Física o aluno deverá estar com o uniforme adequado; > será permitido,no dia a dia,o uso de calça ou bermuda jeans na cor azul marinho sem enfeites e nem desbotada demais; > o agasalho deverá ser marcado com o nome do aluno com caneta de tecido; > não é permitido o uso sandália de salto alto ou tamanco. > por baixo da saia short só é permitido usar meia calça na cor branca; > a camisa é peça imprescindível do uniforme e terá que estar sempre por baixo do casaco; > não é permitido o uso de outro casaco que não seja o da escola. No inverno, qualquer outro agasalho deverá ser usado por baixo do casaco da escola.

Informe à secretaria da escola casos seu filho se ausente por motivo de doença. As crianças devem ser mantidas em casa se estiverem apresentando: febre mesmo sem sintomas, dor de cabeça, dor de garganta, secreção nos olhos, tosse, diarreia ou vômitos e devem esperar 24 horas após diminuir tais sintomas antes de regressarem à escola.


Todas as doenças transmissíveis devem ser comunicadas imediatamente à escola. A liberação por escrito do pediatra assistente é necessária, antes que a criança possa voltar à escola. Doenças transmissíveis incluem: rubéola, sarampo, catapora, caxumba, infecções por estreptococo, conjuntivite, impetigo, estomatite e outras viroses.


Os remédios só poderão ser ministrados na escola com apresentação de receita médica e o encaminhamento do responsável por escrito na agenda. Se algum medicamento vier na mochila do aluno, sem estar escrito na agenda, o mesmo não será administrado.


EDUCAÇÃO FÍSICA: só serão dispensados os alunos que apresentarem atestados médicos para este fim. FESTAS, CULMINÂNCIAS DE PROJETOS E COMEMORAÇÕES DE DATAS CÍVICAS: só serão dispensados os alunos que apresentarem atestado médico ou justificativa por escrito dos responsáveis.

Os brinquedos são permitidos somente às Sextas-feiras. Pedimos aos pais que verifiquem cautelosamente o brinquedo que seu filho trará para a escola, pois o mesmo não deve oferecer risco de ferimento e nem ter valor aquisitivo alto. No brinquedo deve constar o nome do aluno. A escola não se responsabiliza por danos causados ao brinquedo.

SÓ SÃO PERMITIDOS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Sendo assim, os pais que desejarem, poderão comemorar o aniversário de seus filhos na Escola, no horário do lanche, entre as crianças da classe, desde que seja às 6ª feiras.


A família poderá escolher a 6ª feira mais próxima ao dia do aniversário da criança(anterior ou posterior) Esta data deverá ser agendada diretamente com a professora da classe, com no mínimo 20 dias de antecedência. Os convites devem ser trazidos preenchidos 02 dias antes da festinha, para que possamos enviar nas agendas.


No caso de coincidir a mesma data desejada por mais de um aniversariante, as famílias poderão comemorar juntas e dividir as despesas.


Esta atividade ocorrerá no âmbito escolar, sendo assim, envolverá a presença da professora responsável e das crianças da classe e, no máximo, duas pessoas da família. Caso queiram, poderão trazer uma câmera fotográfica e entregá-la diretamente para a professora.

A comunicação entre a escola e a família é primordial, por isso, não deixe de registrar na agenda suas observações e solicitações. Rubrique diariamente a agenda e os avisos que enviamos, a fim de não excluir seu filho das atividades programadas. Procure também tomar conhecimento dos acontecimentos diretamente relacionados a ele e atender às solicitações do professor e/ou equipe técnica.

A recuperação no EIDUC é realizada da seguinte forma:


I - paralelamente ao bimestre, logo que detectada a deficiência de aprendizagem em quaisquer dos componentes curriculares, o professor com objetivo de recuperar os conteúdos trabalhados,fará uma retomada dos mesmos por meio de exercícios, correção de provas, trabalhos e outras atividades;


II - bimestralmente, para os alunos que não atingirem a média semestral 60 (sessenta), em cada disciplina.


A recuperação bimestral acontecerá sempre no bimestre seguinte. Em cada componente curricular, serão realizadas atividades e aplicados instrumentos avaliativos relacionados aos conteúdos do bimestre anterior, que proporcionem ao aluno a recuperação da nota bimestral inferior a 60 (sessenta).


A nova nota bimestral do aluno, em cada componente curricular, será obtida através da média aritmética calculada com a nota bimestral anterior e a nota do bimestre seguinte.


A nota bimestral será substituída somente se a nova média for maior que a anterior.


No final do ano letivo, haverá um período de recuperação específico para o 4º bimestre.


Todo e qualquer aluno que não obtiver média acima de 60(sessenta) no 4º bimestre terá a obrigatoriedade de fazer a recuperação do respectivo bimestre.


O aluno que não comparecer à recuperação do 4º bimestre, terá sua média reduzida. Os cálculos da nova média são os mesmos dos bimestres anteriores.


O aluno que tiver atingido média maior ou igual a 60 (sessenta) no 4º bimestre, mas não tiver média anual, terá direito de realizar a recuperação do 4º bimestre. A nota obtida nessa recuperação, caso seja maior, substituirá a do 4º bimestre.

1) Alunos do 5º ao 9º ano O responsável pelo aluno que necessitar fazer prova de 2ª chamada deverá procurar a secretaria da escola para requerer a prova de 2ª chamada. O prazo para devolução do requerimento juntamente com o atestado médico(quando for o caso) é de, no máximo, 48 horas após o retorno do aluno às aulas. Caso o requerimento não seja feito dentro do prazo previsto, o aluno não fará a prova de 2ª chamada e ficará com a nota “zero” no respectivo instrumento avaliativo.

Estarão isentos do pagamento da taxa relativa à 2ª chamada somente os casos de doença comprovados por atestado médico e falecimento de parente próximo. O valor da taxa é de R$ 15,00. OBS.: as provas de 2ª chamada serão marcadas em dias e horários específicos para este fim. Ao fazer o requerimento,o aluno será informado da data em que fará a prova de 2ª chamada.


2) Alunos do 2º ao 4º ano Caso o aluno necessite faltar no dia de prova, seu responsável deverá entrar em contato com o professor, no prazo máximo de 48 horas após o retorno do aluno às aulas. O aluno fará a prova de 2ª chamada no horário normal de aula, desde que a falta seja justificada junto ao professor com apresentação do atestado médico.

Para zelar pela qualidade do ambiente escolar, o aluno deverá estar atento à limpeza e à conservação das instalações, dependências, materiais, móveis, utensílios, ressarcindo o estabelecimento pelos danos voluntários ou imprudentemente causados.


Durante os horários de aula, o recinto da escola é destinado exclusivamente aos estudos, não sendo permitida em suas dependências, a permanência de outras pessoas além dos alunos, professores e funcionários do colégio.


Não é permitido ao aluno comparecer ao colégio em horário diferente do seu para fazer recreação. Seu retorno será para estudo e/ou atividades de natureza pedagógica.


De acordo com a Lei Estadual nº 3.621, de 23 de agosto de 2001 e a Lei Federal nº 2947, de 21 de maio de 1998, o colégio não permite, em suas dependências, o uso de produtos de quaisquer natureza que conduzam à dependência física ou psicológica, inclusive cigarros e similares.


O aluno deve cuidar dos seus pertences e em especial de objetos de valor que traga para a escola, por cuja guarda a escola não pode ser responsabilizada.


O colégio não autoriza a utilização de seu nome para promoção de festas e excursões, venda de rifas, comemorações, brincadeiras e atitudes que, dentro ou fora de suas dependências, se realizem sem à prévia autorização da Direção.


O aluno deve cuidar de manter com higiene e ordem os livros e objetos escolares, pois a responsabilidade sobre as mochilas e agasalhos na sala de aula e nas dependências escolares caberá a ele próprio.


A direção do colégio não se responsabiliza pelo aluno que permanecer na escola fora do horário determinado.


Ao retornar à escola, mesmo que para atividade extra, o aluno deverá estar devidamente uniformizado.


Não é permitido, por motivo de segurança, o porte de estiletes ou de outros materiais cortantes, pontiagudos, nas dependências do colégio.

Aparelhos sonoros, brinquedos, celulares e qualquer objeto alheio à aula serão recolhidos e devolvidos ao final das aulas.


As situações de não cumprimento dos deveres suscitam o diálogo, entre os educadores e educandos, para a análise das causas e consequências, com relação às medidas que se fizerem necessárias, a fim de promoverem o crescimento do aluno como pessoa e como cidadão e seu relacionamento adequado com a comunidade escolar.


Na eventualidade de o aluno não atender às normas estabelecidas, o colégio terá como prerrogativa:


1) Advertir oralmente o aluno, registrando o ocorrido. Após três advertências, os responsáveis pelo(a) aluno(a) serão chamados à escola para tomar ciência do que está acontecendo e para definição das sanções que se fizerem necessárias;


2) Suspender das atividades escolares, pelo número de dias que a gravidade da falta determinar, quando houver agressão física ou grave agressão verbal.

A família assume o compromisso de se fazer presente na escola todas as vezes quer for feito o convite formal, ou quando do interesse da família, marcando previamente com a Direção, Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica ou Professor para acompanhamento do processo ensino-aprendizagem do educando.


A família obriga-se a adquirir todo o material escolar exigido pela escola e a fazer com que os princípios estabelecidos pela escola sejam cumpridos. Este é o dever de todos nós, adultos, que somos para as crianças a principal referência. Esses princípios trazem consigo valores importantes na formação de nossos alunos, tais como o respeito, a cooperação, a segurança, o cuidado, a harmonia, a responsabilidade, a disciplina, a organização, a igualdade e outros.