Mobirise Web Page Generator

PROJETO
CANTINA SAUDÁVEL

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR COMO PROMOÇÃO DE SAÚDE.

O Projeto Cantina Saudável do EIDUC tem como princípio a necessidade da escola se integrar no esforço de uma reeducação alimentar das nossas crianças e adolescentes, com o objetivo de promover a saúde e dar a nossa parcela de contribuição para enfrentar dados alarmantes sobre a obesidade infantil e as doenças dela provenientes. Passamos a nos organizar nesse sentido tendo como apoio o Manual das Cantinas Escolares Saudáveis, lançado pelo Ministério da Saúde.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), constatam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo está acima do peso ideal. E no Brasil, mais de 38 milhões de brasileiros. Atualmente, muitas crianças e adolescentes apresentam altas taxas de colesterol, pressão alta, diabetes e doenças do coração, doenças que até então eram caracterizadas como de adultos. Estima-se que a obesidade infantil tenha aumentado 240% nas últimas décadas. Hoje, ela transformou-se num problema sério de saúde, numa epidemia que se alastra e já atinge parte expressiva da população nessa faixa de idade. As causas são muitas, mas pesam os hábitos alimentares baseados no fast food, salgadinhos e guloseimas e as horas passadas em frente da televisão ou jogando videogame.

Sabemos que a parceria escola/família é primordial para conseguirmos uma reeducação alimentar de nossas crianças, sabemos também que o controle da obesidade infantil começa em casa, com refeições balanceadas, estímulo à atividade física e mudança dos hábitos alimentares de toda a família. Mas a cantina na escola pode ser uma aliada importante.
Ao pensarmos sobre isso, vimos que a escola é um espaço de formação e potencialização de hábitos e práticas saudáveis, no qual as pessoas passam grande parte do seu tempo, sendo assim, é um importante ambiente para se desenvolver estratégias de promoção da saúde.


O Projeto Cantina Saudável começa 2015 juntando-se ao Projeto “Exercite-se e Alimente-se Bem”, desenvolvido pelos professores de Educação Física, no qual os alunos estão sendo pesados e medidos, para ser calculado o IMC de cada um e durante todo o ano serão acompanhados e orientados para mudanças de hábitos alimentares e para a necessidade da prática regular de exercícios físicos.