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ENSINO FUNDAMENTAL

O EIDUC tem, como base sólida, uma estrutura pedagógica que se fundamenta em três aspectos:


> a formação do aluno através de valores humanos e atitudes que transmitam ao educando a importância de ser responsável, crítico, consciente de seus direitos e deveres e reflexivo; > um ensino de qualidade que leva o aluno a aprender a pensar e cumpre com os conteúdos necessários em cada série do aprendizado; > preparação do aluno para a vida em sociedade dando-lhe condições de atender aos seus objetivos e prepará-lo para o Ensino Médio.


No Ensino Fundamental, nosso Projeto privilegia uma postura que não fica restrito à sala de aula, mas passa por uma estrutura completa e projetos especiais. A programação envolve atividades variadas, destinadas a promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos alunos. O conhecimento é construído através das interações do indivíduo com o mundo, fazendo com que a escola se aproprie daqueles conteúdos tidos como fundamentais para a construção do cidadão.


Nem todas as pessoas têm os mesmos interesses ou habilidades, nem aprendem da mesma maneira, exigindo uma atenção especial, para que todos possam se integrar ao processo de aprender.

> propiciar situações que facilitem o processo de aprendizagem, conduzindo o educando no seu processo cognitivo, desenvolvendo-lhe habilidades, formação de atitudes e valores, e capacitando-o para a vida cidadã, como ser atuante e participativo;

> trabalhar sistematicamente a formação moral, cidadã e integral do educando, conduzindo-o ao auto-conhecimento e, consequentemente, proporcionando o desenvolvimento de sua auto-estima.

O Currículo do Ensino Fundamental tem como base norteadora de suas ações pedagógicas:


> os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; > os princípios políticos, dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;

> os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade das manifestações artísticas e culturais.

O Plano Curricular é constituído da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada, estabelecendo relação entre as Áreas de Conhecimento, visando à formação da Vida Cidadã, através da articulação, da contextualização e da transdisciplinaridade.

A transdisciplinaridade é a busca do sentido da vida através de relações entre os diversos saberes (ciências exatas, humanas e artes) numa democracia cognitiva. Nenhum saber é mais importante que outro. Todos são igualmente importantes.


Para atender a transdisciplinaridade intrínseca do ser humano, o que nem sempre com a disciplinaridade atingimos, desenvolvemos vários projetos na escola que propiciam que isto ocorra, projetos como:


Programa Menteinovadora, Cultura na Praça, Festa Junina, Exposição Pedagógica, Festival Literário. Além de participarmos anualmente da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia (http://www.oba.org.br/site) e da Olimpíada de Matemática “Canguru de Matemática do Brasil” (http://www.cangurudematematicabrasil.com.br).


Esses projetos, por serem sempre baseados em temas atuais e propiciarem a interdisciplinaridade, são momentos muito ricos para nossos alunos.


As disciplinas que compõem as Áreas de Conhecimento são:


> LIGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Língua Portuguesa

Língua Inglesa

Língua Espanhola

Artes

Educação Física

       

> CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Matemática

Ciências Naturais


> SOCIEDADE, CULTURA E SUAS TECNOLOGIAS

Geografia

História


No ano de 2014,introduzimos do Jardim II ao 9º ano, o Programa Menteinovadora que está pautado em três grandes pilares: os Jogos de Raciocínio, os Métodos Metacognitivos e o Professor Mediador. Com base nessa essência, o desenvolvimento das aulas semanais compõe-se de três etapas: a prática de jogos de raciocínio, a utilização de métodos e a transferência para situações do cotidiano. Através dessa prática, desenvolvemos habilidades cognitivas, sociais, éticas, que falam ao coração e mente das nossas crianças e jovens. Afinal, o programa desenvolve importantes habilidades para a vida: pensar de forma criativa, lidar com emoções e conflitos, competir de forma saudável, planejar e tomar decisões, dentre muitas outras.


O nosso Currículo escolar, enquanto instrumentação da cidadania democrática, contempla conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, visando à integração de homens e mulheres no tríplice universo das relações políticas, do trabalho e da simbolização subjetiva.


Nessa perspectiva, incorporam-se as diretrizes gerais e orientadoras de nossa Proposta às quatro premissas apontadas pela UNESCO como eixos estruturais em nossa sociedade: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser.


APRENDER A CONHECER


Pressupõe saber relacionar, acessar e integrar os elementos de uma cultura geral, suficientemente extensa e básica, com o trabalho em profundidade de alguns assuntos, com o espírito investigativo e visão crítica. Significa ser capaz de aprender a aprender ao longo da vida.

APRENDER A FAZER


Desenvolver a competência do saber se relacionar em grupo, saber resolver problemas e adquirir uma qualificação profissional.

APRENDER A VIVER COM OS OUTROS


Consiste em desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências na realização de projetos comuns, preparando-se para gerir conflitos, fortalecendo sua identidade e respeitando a dos outros.

APRENDER A SER


Consiste em desenvolver a personalidade e em poder agir com autonomia, expressando opiniões e assumindo as responsabilidades pessoais.

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